Notícias

Contribuição previdenciária sobre terço de férias será exigida a partir 15.09.2020

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional a incidência da contribuição previdenciária patronal sobre o terço constitucional de férias quando do julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1072485, com repercussão geral, Tema 985.

A tese de repercussão geral aprovada foi a seguinte: “É legítima a incidência de contribuição social sobre o valor satisfeito a título de terço constitucional de férias”.

Agora, por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a contribuição previdenciária das empresas será cobrada sobre o terço constitucional de férias apenas a partir de 15/9/2020, data da publicação da ata do julgamento do mérito do Recurso Extraordinário (RE) 1072485.

Por outro lado, as contribuições pagas sobre o terço constitucional e que não foram questionadas judicialmente até a mesma data não serão devolvidas pela União.

Prevaleceu o entendimento do Ministro Luiz Barroso, que destacou que com o reconhecimento da repercussão geral e o julgamento de mérito do RE, houve uma alteração no entendimento dominante tanto do STF, como do STJ sobre a incidência da contribuição sobre o terço de férias. Dessa forma, para fazer valer a segurança jurídica e o sistema integrado de precedentes, seria importante modular os efeitos do julgamento.

Seguiram esse mesmo entendimento as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber (aposentada) e os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Edson Fachin e Nunes Marques.

Fonte: https://tributarionosbastidores.com.br/2024/06/contribuicao-previdenciaria-sobre-terco-de-ferias-sera-exigida-a-partir-15-09-2020/

Compartilhe:

Veja também

Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Envie uma mensagem e fale conosco.